quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Inea já identificou substâncias que vazaram da CSN e atingiram o Paraíba do Sul

As análises realizadas pela equipe da Gerência de Qualidade Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) detectaram a presença de benzo (a)pireno e benzo antraceno nas amostras de água do Paraíba do Sul. O material, que vazou da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, na semana, é proveniente da área de destilação do alcatrão. O setor pertence à unidade Carboquímica.

De acordo com os técnicos, somente na altura do emissário principal da Usina, nas barreiras de contenção, foram encontrados níveis de concentração desses produtos acima dos padrões exigidos pela Resolução CONAMA 357. Segundo o Inea, a situação está sob controle já que não foram identificadas concentrações das substâncias fora dessa área.

Os testes foram realizados em vários pontos do rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda e nos municípios vizinhos, e também do rio Guandu.

Equipes de analistas ambientais do Inea estiveram durante todo o dia de hoje de plantão na CSN de não detectaram sinal de novo vazamento. As barreiras de contenção permanecem preventivamente no local.

A multa para a CSN deverá ser estipulada já na próxima semana, na reunião do Conselho Diretor, e pode chegar a R$ 50 milhões.

Fonte: Ascom SEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...