quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Empresa mineira inventa aparelho para reciclar seringas e agulhas


Marcelo e Amine, da Amma Home Care, mostram o desintegrador de agulhas
Foto: Ricardo Guimarães




A empresa mineira Amma Home Care acaba de inventar um aparelho que pode ser a solução para o descarte de seringas em hospitais, clínicas e laboratórios.

O NEX – Reciclagem de Lixo Perfuro Cortante reciclará a agulha e o plástico. Depois de fazer a aplicação, a seringa será colocada em um extrator que puxa o aço. A agulha cairá em um compartimento interno. O plástico será depositado em outra parte do aparelho.

Após a separação dos materiais, o NEX eleva a temperatura nos compartimentos em 1680 graus, esterilizando e derretendo as partes da seringa. "Qualquer tipo de organismo é morto no processo. O aço e o plástico derretidos são transformados em blocos que podem ser vendidos e reciclados", explica Marcelo Bitencourt, um dos sócios da empresa, que nasceu na incubadora de empresas do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), do pólo de eletrônica de Santa Rita do Sapucaí (MG).

O outro sócio da empresa, Amine Youssef, conta ainda que o aparelho pode incinerar até 40 seringas por hora, evitando acidentes de trabalho e lixo hospitalar. "O Ministério da Saúde exige que seringas descartáveis não sejam reutilizadas. O NEX pode dar credibilidade à instituição hospitalar, já que a reciclagem pode ser feita em frente ao paciente", explica.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias (ASN)

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...