terça-feira, 19 de agosto de 2008

Estudo do Greenpeace alerta: cerca de 80% do estoque pesqueiro do Brasil está ameaçado


O Greenpeace Brasil divulgou nesta terça-feira (19/08), o relatório À deriva - Um panorama dos mares brasileiros. Os dados mais alarmantes do estudo ficam por conta da quantidade de Áreas Marinhas Protegidas do Pa6ís (apenas 0,4% de toda a costa) e do estoque pesqueiro: das espécies economicamente exploradas, 80% estão ameaçadas.

O estudo marca o lançamento da primeira campanha em defesa dos oceanos direcionada à preservação dos mares brasileiros do Greenpeace.

Elaborado pelo Greenpeace a partir de entrevistas com 46 especialistas da área, o relatório aponta os principais desafios e soluções para a conservação dos oceanos. A pesca marinha nacional gera 800 mil empregos no Brasil, sendo responsável pela sobrevivência de 4 milhões de brasileiros.

O desafio do setor é encontrar maneiras de manter a produção, sem ultrapassar a capacidade natural de reposição dos e6stoques pesqueiros. "Regularizar a atividade pesqueira é garantir a continuação da sustentabilidade econômica do setor no futuro", afirma Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Oceanos do Greenpeace Brasil.

Além da pesca, o estudo identifica outros três temas prioritários na preservação dos oceanos: impactos das mudanças climáticas nos oceanos, criação de áreas marinhas protegidas e ausência de uma Política Nacional de Oceanos.

O relatório completo está disponível on-line no www.greenpeace.org/brasil/documentos/oceanos/a-deriva-um-panorama-dos-mar-2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...