quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Governo Paulista vai fazer inventário de emissão de gases do efeito estufa

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), de São Paulo assinou contrato com o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, para implementação do Projeto de Apoio à Política Climática do Estado de São Paulo. O projeto visa a criar as bases para a elaboração oficial do inventário paulista das emissões de gases do efeito estufa, referência para a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas em tramitação.

Com uma linha de base de emissões, é possível estabelecer e mensurar ações voluntárias de mitigação tomadas por São Paulo, bem como criar um padrão comparativo para outros estados brasileiros e governos regionais em todo o mundo, fortalecendo, assim, a posição brasileira num segundo período de compromisso do Protocolo de Quioto.

Será estabelecida uma rede técnica, identificando institutos, universidades e pesquisadores, que contribuirão tecnicamente para o desenvolvimento do inventário durante sua fase de coleta de dados. Por outro lado, também deverá ser estabelecida uma rede política, com a identificação de instituições-chave em nível estadual e federal, para a formalização de acordos de cooperação.

Espera-se que os resultados dos trabalhos da cooperação realizada em São Paulo se tornem importantes subsídios para ações e negociações brasileiras.

Fonte: Assessoria de Imprensa CETESB / Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...