quinta-feira, 21 de maio de 2009

Holcim Awards premia melhores projetos de construção sustentável do mundo

Foram anunciados no dia 8 de maio, em Zurique, na Alemanha, os vencedores do segundo ciclo do Global Holcim Awards. O júri, formado por especialistas em arquitetura e sustentabilidade, escolheu o projeto de recuperação de um rio no Marrocos como o vencedor principal da premiação.

Um campus universitário em área verde no Vietnã recebeu o segundo lugar e o terceiro colocado foi um projeto de estratégia de planejamento rural na China. Já o prêmio “Innovation" foi concedido ao projeto de um abrigo para trabalhadores diaristas, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

Um dos principais vencedores da etapa América Latina, com 5 projetos premiados, o Brasil teve dois representantes concorrendo na edição Global: o projeto da midiateca da PUC Rio do Rio de Janeiro, projetado por Angelo Bucci da SPBR arquitetos (vencedor do Silver Award - América Latina); e o projeto de uma torre multifuncional compacta, que abriga uma cisterna para coleta de água de chuva, a caixa de água e um equipamento coletor solar para aquecimento de água de autoria de Maria Andrea Triana, Roberto Lamberts e Marcio Antonio Andrade da LabEEE da UFSC, Florianópolis (vencedor do Bronze Award – América Latina).

O Holcim Awards é o maior prêmio do mundo para projetos de construção sustentável. Promovido pela Holcim Foundation for Sustainable Construction, com sede na Suíça, ele é realizado em ciclos de três anos, compostos por cinco etapas regionais e uma mundial. Das cinco etapas regionais, realizadas em 2008, participaram quase 5.000 projetos e visões de construção sustentável, procedentes de 121 países. Os vencedores dos Gold, Silver e Bronze Awards em cada região qualificaram-se automaticamente para o concurso Global Holcim Awards de 2009.
Nesta edição foram oferecidos prêmios em dinheiro no valor de 2 milhões de dólares.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Holcim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...