quinta-feira, 21 de maio de 2009

MMA reúne lideranças empresariais em busca de soluções para banimento dos CFCs

O Ministério do Meio Ambiente reúne, no dia 28, no Hotel Jangadeiro, em Recife, lideranças de setores empresariais em busca de soluções alternativas para substituição dos derivados de hidrocarbonetos, como o CFC e HFC, em geladeiras e ar-condicionados domésticos, automotivos e industriais.

Essas substâncias são as principais responsáveis pela redução da camada de ozônio, que protege a terra contra os raios ultravioletas capazes de causar doenças como o câncer de pele e contribuírem para o agravamento das mudanças globais.

O evento tem apoio de importantes associações de fabricantes e distribuidores de equipamentos que ainda utilizam o hidrocarboneto em seus processos de fabricação de sistemas de refrigeração.

A proposta do encontro é apresentar as novas tecnologias capazes de substituir os CFCs e HFCs com a mesma eficiências e que ao serem descartadas após a vida útil, principalmente dos refrigeradores e ar-condicionados sobem para as camadas superiores da atmosfera destruindo o ozônio que protege o planeta.

A redução do uso de substâncias nocivas à camada de ozônio é prevista pelo Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário.

A fabricação, uso e importação de produtos com essas características serão banidas até 2040. O processo teve início na década de 90 e será desenvolvido por etapas. O País estuda programas de substituição subsidiada das geladeiras domésticas que ainda funcionam com hidrocarbonetos e o financiamentos de plantas de reciclagem de produtos à base de substâncias derivadas que não podem ser descartadas diretamente no ambiente.

Fonte: Ascom MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...