terça-feira, 26 de maio de 2009

Governo atrasa divulgação de mapa com zoneamento agroambiental da cana-de-açucar

O site Inovação, da Universidade de Campinas (Unicamp), publicou, ontem, matéria na qual afirma que o zoneamento agroambienteal da cana-de-açucar, encomendado pelo Governo Federal a um grupo de pesquisadores, está pronto há mais de um ano mas até agora não foi divulgado por razões políticas. Segundo a matéria, até o site com o mapeamento das áreas boas e ruins para o plantio já está pronto, mas uma queda de braço entre os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura travou a divulgação.

O zoneamento servirá como instrumento de política pública; não impedirá que se cultive cana em áreas não favoráveis, mas o produtor que plantar cana em áreas assim não receberá crédito agrícola, por exemplo. No zoneamento, áreas florestadas, a Bacia do Alto Paraguai, todo o Pantanal e toda a Amazônia, regiões em que há produção de grãos e em que a declividade não permite a mecanização da colheita — ou seja, nas quais seria necessária a queima da cana — estão fora da classificação, pois não é permitido o cultivo.

Questionamentos de produtores a respeito das limitações relacionadas à Bacia do Alto Paraguai e a falta de consenso entre os Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura travaram a divulgação do zoneamento. Disputas políticas, como a pressão de produtores e governos estaduais — o do Rio Grande do Sul, por exemplo, queria no zoneamento uma área de 300 milhões de hectares livres de restrições para cultivo de cana, mas acabou com 60 milhões de hectares, depois dos estudos —, também atrasaram o cronograma.

Fonte: Site Inovação Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...