terça-feira, 4 de agosto de 2009

Restrições obrigam Aeroporto Santos Dumont a alterar rota

A secretária estadual do Ambiente (SEA), Marilene Ramos, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Luiz Firmino Martins Pereira, afirmaram, em entrevista coletiva nesta terça-feira (04), que do ponto de vista ambiental o Inea - órgão da SEA - fará restrições de rota, horário e volume anual de vôos para o Aeroporto Santos Dumont.

De acordo com Marilene e Firmino, a Licença de Operação (LO) venceu em 2007 com uma série de restrições, como analise de ruídos, tráfego viário, dentre outras, e que o aeroporto será multado por ter operado durante esse tempo sem a LO. Afirmaram que só em maio de 2009 a Infraero pediu o requerimento da renovação da LO. Os dois disseram que o Inea só poderá se manifestar a respeito das restrições ambientais, e que tudo isso será decidido na próxima segunda-feira (10/08) na reunião do Conselho Diretor do Inea.

Além disso, Marilene e Firmino garantiram que a rota dois, que passa por cima dos bairros de Botafogo, Laranjeiras, Cosme Velho, Santa Tereza, Urca e Flamengo precisará ser alterada. “Do ponto de vista ambiental haverão restrições de horário, rota e volume de vôo. A rota dois não é adequada, mas será dado um prazo mínimo para adaptação de uma nova rota" disse Marilene Ramos.

O processo origina-se desde 2000, onde o aeroporto operava com 3,6 milhões de passageiros por ano, ampliando para 5 milhões em 2004, quando foi gerada a proposta de obras de ampliação do aeroporto. A Infraero pretende ampliar sua capacidade para 8 milhões, o que gera enorme desconforto para os moradores do entorno. Porém, segundo Firmino um estudo da CET-Rio limita esse número para 5 milhões de pessoas por ano.

A presidente da Federação das Associações de Moradores do Município de Rio, Márcia Vera Vasconcellos, disse que a associação dos moradores da Zona Sul vem reclamando do enorme ruído, inclusive de madrugada e do caos no trânsito.

Até sexta-feira (07/08) Marilene e Firmino vão se reunir com os Ministérios Publico Federal e Estadual para acordar sobre quais restrições serão apresentadas à Infraero.

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