segunda-feira, 27 de julho de 2009

Acidente com gerador da Light derrama centenas de litros de óleo na Lagoa Rodrigo de Freitas

Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) verificaram nesta segunda-feira (27/7), a pedido da Secretaria Municipal do Ambiente, a procedência de uma mancha de óleo de cerca de 100 metros na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo ao estádio de Remo do Flamengo, no Rio de Janeiro. Segundo os analistas ambientais, o combustível derramou de um gerador da Light durante manutenção do equipamento, caiu na rede de águas pluviais e escoou para o espelho d’água.

De acordo com a equipe de monitoramento ambiental do Inea, o setor de controle ambiental da operadora de energia foi acionado, a fim de providenciar a imediata instalação de barreiras de contenção e de absorção no local.

Ainda segundo os técnicos até o início da noite ainda não era possível mensurar a quantidade de óleo vazada, mas ressaltaram que despejo de hidrocarbonetos sempre causa impactos. O prejuízo ambiental, conforme disseram, será proporcional à quantidade de óleo derramado e à agilidade no controle do acidente. As sanções à empresa serão aplicadas pela Secretaria Municipal do Ambiente.

A Lagoa Rodrigo de Freitas está em processo de despoluição desde o início deste ano, graças a uma parceria entre o Estado, município e a empresa EBX. Neste período, foram realizadas diversas obras, sobretudo, de saneamento, a fim de melhorar a qualidade da água. O programa, que ainda está em andamento, tem por objetivo recuperar a balneabilidade da lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...