terça-feira, 28 de julho de 2009

Abertas inscrições para o I Seminário Internacional do Programa Produtor de Água

Já estão abertas as inscrições para o I Seminário Internacional do Programa Produtor de Água, que abcontece de 26 a 28 de agosto, em Brasília. O objetivo do seminário é discutir a metodologia de pagamento por serviços ambientais e os diversos projetos que estão no âmbito do Produtor de Água. O número de inscrições é limitado e os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente pelo e-mail produtordeagua@ana.gov.br e pelo telefone (61) 2109-5369.

No primeiro dia do Seminário haverá o lançamento do sítio do Produtor de Água, além da assinatura de acordos de cooperação técnica para a execução da iniciativa. Além disso, experiências internacionais – da Colômbia e da Costa Rica – e jornalísticas sobre o tema serão apresentadas.

Em 27 de agosto, será a vez das exposições e dos debates acerca dos projetos do Produtor de Água que estão sendo desenvolvidos e dos que serão praticados. No último dia de evento, haverá uma saída de campo opcional limitada a 40 pessoas para a bacia do ribeirão Pipiripau, que abrange o Distrito Federal e Goiás, onde o Produtor de Água será aplicado.

A Agência Nacional de Águas (ANA) promove o Seminário e conta com o apoio da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), ONG The Nature Conservancy (TNC), Universidade de Brasília (UnB), Fundação Banco do Brasil, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo (Iema) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

O Produtor de Água

Iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Águas (ANA), o Programa Produtor de Água visa a reduzir a erosão e o assoreamento de mananciais no meio rural, o que melhora a qualidade da água e o aumento das vazões dos rios em bacias hidrográficas de importância estratégica para o Brasil, como a dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que abastece a região metropolitana de São Paulo. Para atingir tal objetivo, o Programa prevê o pagamento aos produtores rurais que geram benefícios ambientais em bacias hidrográficas com ações, como: a recomposição de matas ciliares em regiões de nascentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação - ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...