terça-feira, 16 de junho de 2009

Polícia Federal prende 22 durante a Operação Abate

Até o final da tarde desta terça-feira, 22 pessoas haviam sido presas pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal na operação Abate, deflagrada em oito Estados: Rondônia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Norte e no Distrito Federal. Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de prisão, além de 43 de busca e apreensão. Participaram da operação 250 policiais federais, em 65 viaturas.

A operação que investiga a prática de diversos crimes cometidos para favorecer empresas frigoríficas, laticínios e curtumes fiscalizados pela Superintendência Federal da Agricultura (SFA) em Rondônia. Entre as empresas investigadas estão os frigoríficos JBS-Friboi e Margen.

Segundo nota da Polícia Federal, "além de frigoríficos, laticínios e curtumes, foi identificado um importante grupo econômico com sede em Mato Grosso, responsável pelo pagamento de propinas a servidores públicos da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia, Banco da Amazônia, Ministério da Integração Nacional, Agência Nacional de Energia Elétrica e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso".

A nota também diz que "nas atividades ilícitas, que demonstram o desprezo dos fraudadores pela saúde pública, está o envolvimento da cúpula da SFA em Rondônia e dos fiscais que atuam nos frigoríficos. Em muitos casos os produtos enviados para o consumidor, que eram produzidos nos estabelecimentos alvo da operação, não possuíam nenhuma garantia de estarem em condições de consumo, em virtude da omissão da fiscalização."

E prossegue: "há casos em que o próprio fiscal orienta os empresários a alterar a data de vencimento de queijos ou até mesmo presta assessoria às empresas envolvidas para burlar as exigências mediante pagamento de propina". Para obter maior lucro, a pesagem das carnes era adulterada com injeção de água sob pressão.

Fonte: Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...