terça-feira, 16 de junho de 2009

Estado e Light lançam programa que vai recuperar rio Paraíba do Sul

A fauna do Rio Paraíba do Sul começou a ser recuperada hoje, com o lançamento de 25 mil peixes na foz do Rio Alambari, um de seus afluentes, em Resende, no Médio Paraíba Fluminense. A ação é uma iniciativa da Secretária Estadual do Ambiente, Marilene Ramos, em parceria com a Concessionária de Energia Elétrica Light. Ao longo de dois anos, haverá a soltura de um milhão de peixes com a parceria de órgãos públicos e empresas privadas.

A iniciativa visa a recuperar a atividade pesqueira na região e ajudar aos 1.700 pescadores que vivem exclusivamente da pesca no Paraíba do Sul, afetados pelo acidente ambiental ocorrido em novembro do ano passado, quando houve o vazamento de 8mil litros do pesticida Endosulfan da empresa Servatis, que atingiu 400 km do rio e provocou a mortandade de 150 mil toneladas de peixe. O acidente se deu justamente no período de reprodução, o que comprometeu o estoque pesqueiro para os próximos anos.

O Paraíba do Sul corta quase metade do estado do Rio de Janeiro, passando por 37 municípios e constitui a única fonte de abastecimento para 85% da população da Região Metropolitana do Rio. As cidades atingidas, na época, tiveram que suspender temporariamente, a captação de água e as pessoas foram orientadas a não consumir peixes mortos. A empresa Servatis foi multada em R$ 33 milhões pelo desastre ambiental.

O presidente da Light, Luiz Fernando Guimarães, disse que a empresa foi a primeira companhia a aderir ao programa de recuperação da fauna do Rio Paraíba do Sul. A Light forneceu os 25 mil peixes. “Vamos soltar mais 25 mil peixes em Piraí, 25 mil em Itaocara e 25 mil na Ilha dos Pombos”, acrescentou.

Fonte: Secretaria Estadual do Ambiente (SEA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...