sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mercado fecha o cerco a empresas pecuaristas acusadas de desmatamento na Amazonia

O relatório "A farra do boi na Amazônia", divulgado no iníco da semana pelo Greenpeace e que acusa a indústria pecuarista de ser o principal desmatador da Floresta Amazônica, continua a fazer estragos nos negócios de pecuaristas que atuam na região. Nota publicada na Coluna Radar, da Revista Veja, diz que a Adidas convidou a Bertin, uma de suas fornecedoras e também uma das maiores empresas brasileiras de agronegócio, para uma conversa em sua sede, na Alemanha. 

A gigante alemã do setor esportivo quer que a Bertin dê garantias de que não vai fornecer couro proveniente de regiões de desmatamento na Amazônia. Representantes do Greenpeace também teriam sido convidados para servir de testemunhas da reunião.

Esta é mais uma resposta do mercado ao relatório do Greenpeace. De acordo com a organização, a indústria da pecuária na Amazônia brasileira é o maior vetor de desmatamento do mundo, e empresas multinacionais como a Adidas impulsionam, involuntariamente, o desmatamento ao adquirir produtos de emoresas que atuam na região.

No início da semna, logo após a divulgação do relatório do Greenpeace, as redes de supermercados Wal-Mart, Carrefour e Pão de Açúcar suspenderam as compras de fazendas citadas no relatório.

As três maiores redes de supermercados do País disseram que vão notificar os frigoríficos, suspender compras das fazendas denunciadas pelo Ministério Público do Estado do Pará e exigir dos frigoríficos as Guias de Trânsito Animal anexadas às Notas Fiscais. As redes também deverão solicitar uma auditoria independente e de reconhecimento internacional que assegure que os produtos que comercializam não são procedentes de áreas de devastação da Amazônia.

O Ministério Público Federal do Pará impertrou uma ação civil Pública contra as empresas e encaminhou recomendação às grandes redes de supermercados e outros 72 compradores de produtos bovinos para que deixem de comprar carne proveniente da destruição da floresta.

Fonte: Envolverde e amazonia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...