terça-feira, 26 de maio de 2009

EUA querem navios longe da costa

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) norte-americana planeja estabelecer um regime de controle de emissão de poluentes pelos navios dentro de quatro anos. Uma pesquisa recente mostrou que os navios emitem poluição equivalente à metade da frota mundial de carros.

A regulamentação deverá atingir não apenas os navios que aportam, mas a todos aqueles que navegam no limite de 370 quilômetros da costa do país. A EPA estima que mesmo os navios norte-americanos precisem cortar as emissões de enxofre em 98% para se adequar às normas.

Para isso, os navios terão que passar a consumir combustível mais limpo ou instalar filtros e catalisadores que capturem a poluição emitida.

Do mar para a terra

O maior impacto da poluição emitida pelos navios recai sobre a população que vive nas zonas costeiras. Isso porque 70% do tráfego marítimo se dá dentro da zona de até 400 km das regiões costeiras ao redor do mundo.

Outra pesquisa, concluída recentemente na Universidade de Oslo, na Noruega, dá conta de que os navios são responsáveis pelo aumento da chuva ácida em terra e geram mais de 25% do ozônio ao nível do solo em várias regiões costeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...