segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Tubulação da CSN vaza óleo do Rio Paraíba do Sul

Um vazamento intermitente de um óleo ainda não identificado, de uma tubulação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) atinge o Rio Paraíba do Sul. O Serviço de Operações de Emergência Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea),órgão executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, foi informado do problema por meio de denúncias da população na tarde desta segunda-feira. Por isso, a empresa será severamente punida, uma vez que, não avisou de imediato o órgão sobre a ocorrência do acidente.

Uma equipe da Gerência de Qualidade da Água do Inea segue na manhã desta terça-feira para Volta Redonda, onde vai colher amostras de sedimentos e da água para análise a fim de identificar o tipo de substância. O superintendente do Instituto na região, Miguel Arcanjo, que esteve no local, informou que devido as características, de aparência esbranquiçada e forte odor, o óleo provavelmente está vazando do setor de carboquímicos.

Como não há sinais de contaminação de mais gravidade, a captação de água do rio foi mantida. Até o final da tarde desta segunda-feira, a CSN ainda não havia identificado a origem do vazamento, nem dimensionado a quantidade vazada.

No início de julho, a CSN já foi multada em R$ 450 mil por poluir o ar com material particulado - carvão principalmente, CO e CO2 proveniente do alto forno 3 da indústria em Volta Redonda, no dia 30 de junho. O acidente ocorreu porque uma válvula de segurança (blizer) da fábrica abriu lançando um pó preto por cerca de três minutos que cobriu o Centro da cidade.

Fonte: INEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...