sexta-feira, 3 de julho de 2009

Teresópolis amplia sua área de proteção ambiental

Teresópolis, na Região Serrana do Rio, terá sua área protegida ampliada. O prefeito da cidade, Jorge Mário, assina, na próxima segunda-feira (06/07), decreto que cria o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, o maior do Estado. O evento de criação do parque no teatro da Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675), às 10h e contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha.

A cerimônia também fará parte das comemorações pelos 118 anos de fundação de Teresópolis. A criação do Parque teve auxílio da Secretaria Estadual do Ambiente através do “Programa de Apoio à Criação de Unidades de Conservação Municipais”. A Secretaria, por meio de sua Superintendência de Biodiversidade, ajudou na elaboração dos estudos técnicos obrigatórios, na delimitação da área e também na consulta pública.

O parque abrangerá uma área de cinco mil hectares em região extremamente importante sob o ponto de vista da preservação da biodiversidade e da paisagem e que vem reforçar o mosaico central de Unidades de Conservação existente na Serra do Mar. O parque inclui a Pedra da Tartaruga, além dos bairros Posse, Granja Florestal, Campo Grande e vizinhança. A etapa seguinte à implantação da Unidade de Conservação será a elaboração do Plano de Manejo que estabelece as diretrizes de gestão do Parque e que poderá ser feito pela Secretaria Estadual do Ambiente.

Para o secretário de Meio Ambiente de Teresópolis, Flávio Castro, a criação do parque é uma prova de que a preservação do ecossistema constitui uma das prioridades do prefeito Jorge Mario. “A iniciativa sinaliza a preocupação do governo municipal com a preservação do meio ambiente”, acrescenta.

Fonte: SEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...