quinta-feira, 9 de julho de 2009

Blitz ambiental no Rio autua ferro-velho que usava Ascarel

Pelo menos 21 ferros-velhos foram interditados, a maioria por operar sem licença ambiental, em blitz ecológica realizada hoje para fiscalizar ferros-velhos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Coordenada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a ação teve o apoio da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ambos da Secretaria Estadual do Ambiente. A DPMA instaurou inquérito e os proprietários dos estabelecimentos poderão responder por crime ambiental.

Em um ferro-velho em São Crisóvão, na Zona Norte do Rio, e outro em Duque de caxias, na baixada Fluminense, foram encontrados transformadores elétricos que utilizam óleo ascarel, produto altamente cancerígeno e cujo uso foi proibido por lei na década de 90.

A equipe flagrou em outros ferros-velhos o estoque irregular de galões de tinta com prazo de validade vencido. “Nós também identificamos que alguns desses depósitos de sucata armazenavam, de maneira incorreta, baterias automotivas. Os proprietários foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos e poderão ser autuados por crime ambiental além de receberem multa que pode chegar a R$ 1 milhão, por este tipo de crime ambiental”, disse o coordenador da Cicca, Rodrigo Sanglard.


Fonte: SEA

3 comentários:

  1. Boa noite ...
    Eu gostaria de saber se a empresa trabalhando com plasticos influencia neste crime ambiental

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,
    depende que tipo de trabalho é desenvolvido pela empresa...

    abs

    ResponderExcluir
  3. Verdades do Licenciamento Ambiental

    O reciclador continua sendo marginalizado. Se há erro, deve haver punição exemplar, mas e quando a culpa é do órgão ambiental que não cumpriu seu papel? Devemos também ficar em silêncio e aceitar as penas da lei e o constrangimento? Também responder com o nosso silêncio? Não acredito mais neste modelo de trabalho. Geramos renda, empregos e dignidade. E sim, preservamos o meio ambiente de verdade. Mas ninguém sabe, por que ainda ficamos em silêncio.

    Glauco Pessoa
    ARERJ - Associação dos Recicladores do Estado do Rio de Janeiro.
    www.arerj.org.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...