segunda-feira, 4 de maio de 2009

Operação do Inea autua condomínio na Barra da Tijuca

Uma operação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (30/04), autuou o condomínio Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, por despejar esgoto sem tratamento na Lagoa de Marapendi. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do condomínio operava com metade da capacidade exigida pela Legislação.

A operação foi comandada por equipes da Superintendência Regional da Baía de Guanabara, da Gerência da Barra, técnicos da Coordenadoria de Fiscalização, analistas da Gerência de Licenciamento, Saneamento e Resíduos, além de contar com o apoio de técnicos da Gerência de Laboratórios do Inea. A equipe verificou que dois dos quatro sopradores (que promovem a aeração do esgoto) da ETE não estavam funcionando.

O condomínio tem até a próxima segunda-feira (11/05) para voltar a atender aos parâmetros da licença de operação e promova os devidos reparos, ou substitua os sopradores da ETE. Caso contrário, receberão multa, cujo valor pode variar entre R$ 300 e R$ 2 milhões.

Durante a vistoria, também foram coletadas amostras de efluentes dos condomínios Pontões da Barra, Barra Sul e Pedra de Itaúna. O material já está sendo analisado pelo Inea e o resultada sairá amanhã (05/05).

No caso do Pedra de Itaúna, o resultado já liberado da análise de Surfactante MBAS, vulgarmente conhecida como análise de detergente, apontou índice acima do padrão. Foram encontrados 3mg/l, quando o estabelecido como limite pela Norma Técnica 202 é de 2mg/l. O restante das análises também ficará pronto amanhã. Caso sejam constatadas infrações por poluição, os condomínios serão autuados e multados.

Fonte: Ascom SEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...