quarta-feira, 6 de maio de 2009

Muro Virtual ajuda a monitorar expansão irregular de favelas

A secretária estadual do meio Ambiente, Marilene Ramos, anunciou nesta quarta-feira que a tecnologia está ajundando o Governo do estado a monitorar invasão de áreas de proteção ambiental em encostas do Rio, com o uso de um "Muro Virtual". "A partir de imagens via satélite, a Secretaria está fazendo o controle da expansão de construções irregulares, na área do Maciço da Pedra Branca e no Morro da Babilônia. Trata-se de uma ferramenta muito útil para este tipo de trabalho e os primeiros resultados já serão divulgados no mês que vem", revelou a secretaria.

O anúncio foi feito durante a demolição de construções irregulares em áreas protegidas de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. A operação teve o apoio da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) e de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), ambos da Secretaria do Ambiente, além de policiais do Batalhão Florestal e do 25º BPM e de fiscais da Prefeitura local.

As habitações estavam situadas em áreas de duna e restinga de Arraial do Cabo, o que configura crime ambiental. O trabalho começou pelo distrito de Monte Alto e vai continuar até o final da semana em outros bairros, como Figueira e Parque das Garças.

Marilene pediu à população que tome cuidado com a promessa de políticos que afirmam que podem legalizar construções em áreas protegidas por lei. As moradias já ocupadas e irregulares só serão demolidas após a remoção das famílias para casas construídas pela prefeitura local com apoio do governo estadual.

Fonte: Ascom SEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...