segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Atletas em Pequim terão 'transporte verde'


Os altos índices de poluição em Pequim são uma grande preocupação para atletas e organizadores das Olimpíadas de 2008, mas o transporte coletivo dos Jogos vai dar sua contribuição para atenuar o problema. O translado oficial dos esportistas da Vila Olímpica aos centros de competições ocorrerá por meio de 50 ônibus movidos à energia elétrica e que não lançam gases poluentes na atmosfera. Desse total, quatro veículos foram cedidos pelo PNUD, numa parceria com o GEF (Fundo para o Meio Ambiente Mundial).

Esses serão os primeiros ônibus elétricos de Pequim a utilizar tecnologia de baterias de lítio, que suportam uma alta densidade energética. Cada veículo pode carregar 80 pessoas por viagem e atingir até 130 quilômetros por hora com a bateria totalmente carregada. Após os Jogos, que começam em 8 de agosto, os veículos serão incorporados ao sistema de transporte público da capital chinesa.
"Além de ajudarmos a cidade a atingir as metas de baixa emissão de carbono na operação olímpica, vamos procurar usar as Olimpíadas como plataforma para aumentar a percepção das pessoas em geral sobre as opções sustentáveis de transporte público na China", disse Subinay Nandy, diretor do PNUD chinês.

O setor de transporte no país, praticamente todo movido a petróleo, deve ter peso decisivo na demanda crescente da China pelo combustível nos próximos 20 anos e ser a principal fonte de futuras emissões de poluentes. Estatísticas oficiais prevêem que em 2010 as grandes cidades serão responsáveis por 64% do total de emissões na China. A aplicação de soluções para transportes públicos com pouco carbono é um desafio fundamental tanto para a segurança energética do país quanto para o enfrentamento do aquecimento global.

"A questão das mudanças climáticas chegou a tal ponto nos últimos anos que recebeu uma ampla atenção da mídia internacional e chegou ao topo da agenda política e econômica da China", afirma Nandy. "A demonstração de ônibus que operam com energia limpa em Pequim pode levar a um futuro desenvolvimento e uso pelo governo local e seus parceiros de veículos com baixa emissão de carbono."

O PNUD e todo o sistema da ONU na China tentam ajudar o país a atingir o objetivo de fazer um evento "Verde, Científico e Humanista". Com apoio do GEF e de outras fontes de recursos, o PNUD forneceu ao mundo mais de US$ 3 bilhões nas últimas décadas para projetos em áreas como proteção ambiental, mudanças climáticas e energia sustentável.
da PrimaPagina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...