quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Desmatamento da Amazônia atinge 498 km² em agosto

O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta quinta-feira que o desmatamento na Amazônia atingiu cerca de 498 km² de floresta, em agosto. O total é 35% menor que o registrado no mesmo mês do ano passado. A área equivale a quase metade do município do Rio de Janeiro.

Já no acumulado ano, o desmatamento passou de 5.675 km2 entre janeiro e agosto de 2008 para 2.454 km2 no mesmo período de 2009.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, atribuiu a redução à ação ostensiva do órgão contra o desmatamento. "O desmatamento caiu porque caímos em cima deles. Antes o crime compensava porque não tinha punição", afirmou. Para Minc, o ideal é que a queda seja resultado do financiamento e fornecimento de alternativas para o desenvolvimento sustentável da região. "Espero que este seja o último ano em que a queda depende de um esforço brutal para combater o desmatamento", disse.

Os números foram obtidos por meio do Deter, sistema de alerta baseado em satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que auxilia ações de fiscalização e controle do desmatamento.

Em agosto, o mecanismo apontou que 90% dos alertas foram confirmados como desmatamento. Destes, 73% foram classificados como corte raso, ou seja, completa retirada da floresta nativa, e 13% como floresta degradada de alta intensidade. Os demais indicaram áreas de degradação moderada ou leve.

Em agosto do ano passado a cobertura era de 23%. Neste ano, as nuvens se localizaram principalmente sobre o Amapá, com cobertura de 64% por nuvens, durante o mês. Do total de área desmatada, 301 km² foram registrados no Pará e 105 km² correspondem a desmatamento no Mato Grosso.

“O Pará continua na liderança muito forte. Isso significa que 60% do desmatamento está concentrado no Pará”, afirmou Minc.

O ministério destaca que, apesar da predominância, houve redução de 48% na área desmatada no Pará e de 15% no Mato Grosso, na comparação com agosto de 2008.

Minc ponderou que o Pará tem mais estradas, rebanhos de gado e atividade da indústria madeireira. O ministro informou que entrou em contato com a governadora do estado, Ana Julia Carepa, para definir ações conjuntas, especialmente no manejo pirata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...