quarta-feira, 24 de junho de 2009

Universidade francesa cria veleiro movido a hidrogênio


Zero CO2 é o nome do primeiro veleiro a dispensar totalmente os combustíveis à base de petróleo - mesmos os veleiros possuem motores, a gasolina ou diesel, para se movimentar em momentos de calmaria e para manobras de atracação e distanciamento do porto.

O veleiro a hidrogênio será um laboratório flutuante, uma plataforma científica para estudar a poluição no Mar Mediterrâneo. O projeto, organizado pela Universidade Joseph Fourier, da França, deverá fazer sua estreia em Março de 2010.

Hidrogênio verde

Além das velas, o Zero CO2 possui um motor elétrico, cuja energia é gerada por um conjunto de células a combustível alimentadas por hidrogênio, um combustível que não emite poluente. O único resíduo liberado por uma célula a hidrogênio é água pura.

O barco tem 12 metros de comprimento e sua primeira missão será coletar dados científicos sobre a poluição marinha causada pela ação do homem. Esta primeira missão está prevista para durar 10 meses.

A equipe de cientistas a bordo do Zero CO2 também estudará a viabilidade da produção de "hidrogênio verde" por meio da instalação de painéis solares e turbinas de vento nos telhados das construções das regiões costeiras - hoje, o hidrogênio é produzido industrialmente pela reforma do gás natural, um combustível não-renovável como o petróleo.

Teste de novas tecnologias

O veleiro também será utilizado para o teste de novas tecnologias para a geração limpa de energia em embarcações. A energia necessária para alimentar seus equipamentos será gerada por painéis solares, cata-ventos e até por uma espécie de hélice que aproveita o deslocamento da água do mar enquanto o barco navega. Isto tornará o veleiro totalmente autossuficiente em termos de energia.

O laboratório a bordo do Zero CO2 será equipado com instrumentos capazes de analisar dados coletados do ar, da água e dos sedimentos marinhos. Os pesquisadores estão sobretudo interessados em verificar os efeitos da poluição marinha causada pelos combustíveis à base de petróleo.

Protótipo

A foto publicada aqui é de um protótipo montado a partir de um barco com as mesmas dimensões do veleiro a hidrogênio. O Zero CO2 verdadeiro somente estará completado no final deste ano, quando deverá ser apresentado durante o Paris Boat Show, de 5 a 13 de de Dezembro.

Os primeiros testes com o novo veleiro a hidrogênio serão feitos em Janeiro e Fevereiro de 2010, quando serão avaliados o funcionamento tanto dos equipamentos de geração de energia quanto dos equipamentos do laboratório científico.

A primeira viagem, com o início da missão científica do Zero CO2, deverá começar em Março de 2010.

Fonte: site Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...