segunda-feira, 1 de junho de 2009

Acordo com a CEF garantirá aquecimento solar em casas do PAC

O Ministério do Meio Ambiente e a Caixa Econômica Federal assinam, amanhã (2), acordo que vai garantir a instalação dos sistemas de energia solar nas casas do Programa Minha Casa Minha Vida para famílias com renda entre três e seis salários mínimos. Quem optar pelos aquecedores solares terão uma linha especial de financiamento.

O SAS, como é conhecido o processo, substituirá os tradicionais chuveiros elétricos, representando uma economia de até 300 reais por ano na conta de luz do mutuário, além de contribuir para a redução das emissões de CO2, que agravam os efeitos das mudanças climáticas globais. O evento é parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Um convênio com as companhias de eletricidade dos estados de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte com o grupo Neo Energia garantirá os kits de eficiência energética, que incluem, além do SAS, geladeiras de baixo consumo e sem CFC (gás que destrói a camada de ozônio) e lâmpadas econômicas para as casas do Programa Mina Casa Minha Vida, do Governo Federal. A instalação e manutenção dos sistemas de aquecimento poderão ser feitas pelas próprias comunidades atendidas. Trabalhadores que recebem o bolsa-família passarão por um treinamento, o que vai contribuir para a geração de empregos no setor.

O protocolo de intenções que será assinado pelo ministro Carlos Minc prevê várias outras ações voltadas para a promoção do desenvolvimento sustentável. Para viabilizar projetos e planos para a preservação ambiental, a CEF e o MMA vão compor um grupo de trabalho, do qual participam também o Ministério das Cidades e o das Minas e Energia.

Fonte: MMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...