terça-feira, 14 de abril de 2009

Radar vai mapear poluição das cidades


Pesquisadores ingleses criaram um "radar de poluição" que poderá se transformar na mais sofisticada ferramenta para monitoramento da qualidade do ar nas grandes cidades.

O radar de poluição é baseado na tecnologia utilizada pelos satélites artificiais para monitorar os gases presentes na atmosfera. Adaptado para uso em terra, o equipamento é capaz de criar mapas 3D dos gases sobre uma cidade com um nível de detalhamento sem precedentes.

O radar de poluição originou-se do equipamento para satélites conhecido como CompAQS - Compact Air Quality Spectrometer, Espectrômetro da Qualidade do Ar Compacto e foi construído pela equipe do professor Paul Monks, da Universidade de Leicester.

Os pesquisadores estão agora construindo dois novos CompAQS para operação definitiva em solo, onde atuarão como espectrógrafos diferenciais de absorção óptica - equipamentos que funcionam na região visível do espectro eletromagnético para permitir a construção de mapas 3D em tempo real dos gases atmosféricos.

Cada radar de poluição é capaz de cobrir uma área de 25 km2, monitorando óxidos de nitrogênio e particulados (aerossóis) com uma resolução espacial de 50 metros.


Fonte: Site Inovação Tecnológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...