quinta-feira, 30 de abril de 2009

Projeto abre vagas para qualificação profissional de deficientes


Representantes de 52 empresas estiveram na última quinta-feira (30/04), no Hotel Windsor Guanabara, no Centro do Rio, para participar do 1º Workshop de Empregabilidade para pessoas com deficiência e o lançamento do Projeto Inclusão Digital Muito Especial, promovido pelo Instituto Muito Especial. Sediada em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, a entidade oferece qualificação profissional para pessoas com deficiências e, com o workshop, pretende sensibilizar e esclarecer dúvidas de empresários quanto à contratação dessas pessoas e o cumprimento da Lei de Cotas.

Durante o evento, os palestrantes Geraldo Nogueira, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-RJ; Marcus Scarpa, presidente do Instituto Muito Especial; Romeu Sassaki; e Lila Secron, da empresa de consultoria Viabiliza Rio, esclareceram dúvidas dos cerca de 100 participantes. Segundo o professor Romeu Sassaki, apenas 2% dos cerca de 1 milhão de portadores de deficiência com idade entre 16 e 80 anos têm trabalho com carteira assinada. O funcionalismo público absorve 10% desses profiossionais; 8% são empresários; e 30% estão no setor informal. A metade, ou cerca de 500 mil portadores de deficiência, estão desempregados.

Para mudar esse quadro, segundo Marcus Scarpa, é necessário que haja investimento na qualificação profissional dos deficientes e a cobrança das autoridades para o cumnprimento pelas empresas da Lei de Cotas, que determina que um percentual de vagas seja destinada a eles.

Com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) o Instituto Muito Especial atende, hoje, 360 pessoas, que recebem qualificação profissional em várias áreas e são preparadas para o mercado de trabalho. Com o Projeto Inclusão Digital, o Instituto vai abrir mais 600 vagas em diversoas cursos ligados à área de informática e espera firmar parcerias com empresas para a contratação dos profissionais ao final do curso.

Mais informações: Instituto Muito Especial ou Projeto Inclusão Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...