quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Lixo vale como ingresso para show de conscientização ambiental, no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro será palco de um evento inédito no planeta, que terá o apoio da Secretaria Estadual do Ambiente: o show Doe seu lixo por música. O ingresso será o lixo reciclável.

O evento acontecerá dia 21 de novembro, às 20h, na Praça da Apoteose, e terá a participação de grandes nomes da música brasileira, como Fernanda Abreu, Margareth Menezes, Dona Ivone Lara, Moraes Moreira, Serjão Loroza, Toni Garrido, Carlinhos Brown, Timbalada, Charlie Brown Jr., Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Bangalafumenga, Buchecha, Samba na Moral, DJ Marlboro, MC Marcinho e MC Sapão.

Além das atrações musicais, o show contará com apresentadores ilustres, como Isabel Filardis, Sérgio Loroza, Glória Maria, Guilherme Berenguer e Sophie Charlotte.

O projeto, ousado e pioneiro, colocará o Rio de Janeiro na lista do Ranking Brasil e, posteriormente, no Guiness Book, como a cidade que realizou o primeiro e único evento de música, cujo ingresso foi através da doação de lixo reciclável. Esta será uma celebração em prol do meio ambiente e da saúde pública através da conscientização de que o lixo tem valor.

"O objetivo será mobilizar o maior número de pessoas, em um evento anual, de grande repercussão, que beneficiará a todos, para acelerar o processo de conscientização e mobilização da sociedade nos diversos níveis para a questão social e ambiental. Pretendendo tornar a coleta seletiva um hábito para os cariocas, evitando problemas como enchentes, poluição e proliferação de doenças, devido ao lixo espalhado pela cidade.", diz Isabel Filardis, presidente de honra da ONG Doe Seu Lixo, idealizadora do projeto.

"É uma iniciativa exemplar e que tem todo o nosso apoio", comentou a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, que reuniu-se, nesta segunda-feira (20/10), com Isabel Filardis, no anuncio oficial do show.

A ONG Doe Seu Lixo espera que o show seja um primeiro passo para fazer com que cada cidadão tome consciência de sua responsabilidade em relação ao meio ambiente e mude de atitude. A previsão é que o show consiga arrecadar, no mínimo, 220 toneladas de lixo reciclável, contribuindo para a diminuição do impacto ambiental e da exclusão social.

Troca de ingresso

Para trocar o lixo reciclável por ingressos, basta fazer o cadastro no site www.doeseulixopormusica.org.br e preencher todas as informações solicitadas. A confirmação de cadastro será enviada por e-mail e deve ser impressa, pois será solicitada na retirada do bilhete, junto com um documento de identificação com foto.

O material reciclável deverá ser colocado em um saco de lixo comum - de 15 a 30 litros, ou em duas sacolas plásticas de supermercado. O ingresso individual será entregue mediante o material coletado, a confirmação de cadastro e documento de identidade.

A troca do material reciclável pelo ingresso será feita dia 21/11, na Praça da Apoteose, a partir da abertura dos portões, às 16h. O material coletado poderá ser trocado nos 40 guichês que funcionarão na entrada do evento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual do Ambiente

Prefeitura de Votorantim promove plantio

A Prefeitura de Votorantim (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), promoveu na manhã deste domingo (21) o plantio de 60 mudas...